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Brave, o navegador seguro focado em privacidade, anuncia mecanismo próprio de busca

Poucos meses depois de lançar o que podemos chamar de primeiro leitor de notícias focado em privacidade, agora o time por trás do navegador Brave está tentando criar um mecanismo próprio de busca para integrar o browser. A novidade também chega pouco mais de um mês após a empresa atualizar a ferramenta para o protocolo IPFS de navegação descentralizada.

Anunciado nesta quarta-feira (3) como Brave Search, a novidade se apresenta como uma “alternativa de preservação da privacidade”. Alternativa esta, obviamente, ao serviço de busca do Google, que por sua vez é em partes construído a partir de dados aspirados de cada pesquisa que seus usuários fazem, mesmo quando essas buscas acontecem no modo de navegação anônima.

Gabriel Weinberg, CEO da DuckDuckGo, disse há algum tempo que a única maneira infalível de manter suas pesquisas privadas é usar um mecanismo pró-privacidade. A Brave, por sua vez, oferece a seus usuários mais de uma dezena de alternativas de busca para escolher como padrão, incluindo opções de preservação de privacidade, como o próprio DuckDuckGo e o Qwant, cujo slogan é literalmente “o mecanismo de pesquisa que respeita sua privacidade”.

A companhia responsável pelo Brave planeja se alinhar com esses concorrentes agora com o Brave Search. No entanto, traz alguns diferenciais, principalmente se comparado a esses rivais e a opções mais convencionais, como o Google.

Em primeiro lugar, a empresa diz que dará a seus usuários duas opções: uma para pesquisa paga sem anúncios e outra que é gratuita e suportada pela mesma rede de anúncios centrada no Brave. Esta rede, como a companhia destaca, mantém os dados do usuário o mais longe possível de anunciantes que queiram garimpar informações. E ao contrário das métricas um tanto misteriosas que o Google usa para determinar quais sites aparecem primeiro nas buscas, a equipe da Brave já apresentou uma proposta para a forma como seu mecanismo de pesquisa pode classificar os resultados em um formato mais limpo e navegável.

O buscador do Brave ainda não foi lançado oficialmente – algo que deve acontecer já nas próximas semanas. Mas quem estiver interessado pode se inscrever em uma lista de espera clicando neste link.

Primeiro satélite 100% brasileiro, o Amazônia 1

Lançado na Índia, satélite vai gerar imagens mais precisas do desmatamento e de eventuais catástrofes ambientais. Material obtido pelo equipamento deve ser acessível a pesquisadores.

Lançado na madrugada de domingo (28/02), o primeiro satélite 100% nacional vai monitorar o desmatamento, sobretudo na região amazônica, como seu próprio nome sugere. Batizado de Amazonia-1, ele foi totalmente projetado, integrado e testado pelo país — e, a partir de então, será também operado exclusivamente pelo Brasil.

Desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), integra a chamada Missão Amazônia: um esforço da entidade em melhorar o chamado sensoriamento remoto da natureza brasileira.

Conforme enfatiza o Inpe em texto que apresenta o trabalho, além da floresta amazônica, “os dados gerados serão úteis para atender, ainda, a outras aplicações correlatas, tais como: monitoramento da região costeira, reservatórios de água, florestas naturais e cultivadas, desastres ambientais, entre outros”.

O Amazonia-1 é o terceiro satélite a realizar tal trabalho para o Brasil. Ele se soma aos CBERS-4 e CBERS-4A, que já estavam em operação.

“Temos a possibilidade de contar com três satélites com desenvolvimento brasileiro [os outros dois em parceria com a China] operando simultaneamente. Com isso, será gerado maior volume de dados para tratamento de questões ambientais e de preservação da cobertura vegetal”, afirma o diretor do Inpe, o engenheiro eletricista Clezio Marcos de Nardin.

E a missão prevê, para os próximos anos, o lançamento de outros dois: Amazonia-1B Amazonia-2.

“O Amazonia-1 […] reforçará nosso sistema de aquisição de dados e de geração de imagens”, afirma Nardin, explicando que o equipamento deve gerar “dados sobre vegetação, agricultura, compor sistemas de alertas, entre outras aplicações”.

De acordo com com o diretor do Inpe, a expectativa é que haja um ganho principalmente no volume de dados obtidos.

Uso para a agricultura

Graças a uma câmera de alta resolução e amplo espectro, o material produzido pelo satélite também deve ser útil para a agricultura. “Entre as possibilidades de monitoramento de fenômenos dinâmicos encontram-se as safras agrícolas e a determinação de queimadas persistentes”, afirma ele.

O equipamento é projetado para gerar imagens do planeta a cada cinco dias — e, sob demanda, é capaz de fornecer dados de um ponto específico em dois dias. Em caso de um eventual desastre ambiental, por exemplo, como o rompimento da barragem em Mariana, em 2015, o monitoramento poderá ser ajustado para o local. Focos de queimada também poderão ser visualizados. A estrutura conta com 14 mil conexões elétricas. Se esticados, todos os seus fios chegariam a 6 quilômetros.

Conforme enfatiza o agrônomo Cláudio Almeida, coordenador do programa de monitoramento da Amazônia e demais biomas, do Inpe, o maior ganho se dará pela soma. Com três satélites em operação, um mesmo ponto pode ser “revisitado” em um intervalo de um a dois dias — conferindo precisão inédita ao monitoramento.

Todo o material coletado deve ser disponibilizado para a comunidade científica.

“O Inpe foi pioneiro na política de disponibilizar dados de sensoriamento remoto gratuitamente desde 2004. E essa política deve ser mantida para o Amazonia-1, de modo que toda a sociedade tenha acesso às imagens e possa utilizá-las”, acrescenta Almeida.

O lançamento foi feito na Índia, para onde o satélite havia sido enviado há dois meses.

“Foi realizada uma concorrência internacional para a escolha do foguete responsável [pela operação]. A proposta vencedora foi a do Polar Satellite Launche Vehicle, um lançador indiano”, esclarece Nardin.

Para o desenvolvimento do satélite foram investidos cerca de R$ 300 milhões. A contratação do veículo indiano custou outros R$ 20 milhões.

Todo o projeto foi concebido no início dos anos 2000. Até 2008 era conduzido pela Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

“A complexidade envolvida em projetos espaciais, a necessidade de estabelecer diversas contratações industriais e a experiência do Inpe nos desenvolvimentos e contratações industrais fizeram com que esse desenvolvimento fosse transferido para o instituto [o Inpe]”, conta Nardin.

O uso dos dados gerados

À DW, o pesquisador Tiago Reis, que estuda ações de combate ao desmatamento e de uso do solo na Universidade Católica de Louvain, na Bélgica, espera que a melhoria do monitoramento seja acompanhada de uma eficiência na fiscalização.

“Do ponto de vista técnico, um trabalho primoroso. Mas a questão é: o que o vamos fazer com esses dados? Será investido mais em fiscalização e combate aos desmatamentos? Isso é o que interesse”, comenta ele.

“O satélite novo é muito interessante e realmente vai permitir que o Brasil domine toda a tecnologia de monitoramento e sensoriamento remoto do desmatamento, com precisão e agilidade. Mas isso, de certa forma, já temos e de forma boa o suficiente”, argumenta. “Daqui a pouco, vamos conseguir ver a unha encravada do desmatador. E aí? O que vamos fazer com essa informação? Vamos ficar só olhando ou faremos alguma coisa?”

Sistema de Multiatendimento via whatsapp: devo utilizar na minha empresa?

O atendimento via whatsapp é cada vez mais comum, principalmente nas pequenas e médias empresas brasileiras.

Isso não é por acaso, estima-se que cerca de 140 milhões de brasileiros utilizam o whatsapp todos os dias!

É um número gigante de usuários, que corresponde a 67% da população nacional.

Dessa maneira, o aplicativo que virou febre no Brasil, entrou na mira das empresas e está se tornando uma importante fonte de relacionamento.

Por que as empresas estão optando pelo atendimento via whatsapp?

Bem, o atendimento via whatsapp é utilizado por diversos motivos, abordaremos alguns neste artigo.

O primeiro deles é que o whatsapp é fácil de utilizar, ele está presente no dia-a-dia do brasileiro.

Assim, nós já estamos acostumados com o aplicativo, fazendo com que a curva de aprendizado seja menor.

Um outro fator determinante para as empresas realizarem o atendimento por whatsapp é que, principalmente empresas pequenas, não possuem conhecimento suficiente sobre práticas e ferramentas de suporte.

Além disso, há um desejo dessas empresas de utilizar a tecnologia ao seu favor e, dessa maneira, potencializar o seu negócio.

E o whatsapp acaba sendo uma forma relativamente fácil de fazer isso.

Vantagens do atendimento online via whatsapp

Facilidade de uso e acessibilidade

Como expliquei no inicio do texto, o whatsapp é simples e acessível, o seu cliente provavelmente já utiliza o aplicativo.

Isso faz com que seja fácil para ele responder e manter um relacionamento com você, não necessitando que ele aprenda como utilizar um sistema.

Além disso, o whatsapp é um dos poucos canais de atendimento que permite que seu usuário te responda praticamente de qualquer lugar.

Praticidade e agilidade

Justamente por permitir que o usuário te responda em praticamente qualquer lugar, faz com que o atendimento por whatsapp seja mais prático para o usuário e mais ágil também.

No whatsapp o atendimento é quase instantâneo, assim, o seu cliente não precisa esperar dias por uma resposta via e-mail, por exemplo.

Isso é um fator que os consumidores levam muito em consideração.

Um relatório recente da Zendesk descobriu que quase 60% dos usuários consideram a demora, a principal causa de uma experiência ruim de atendimento.

Aproximação com o cliente

Como o whatsapp é uma rede que o seu cliente utiliza para falar com amigos e familiares, quando uma empresa utiliza o whatsapp para atendimento, faz com que ele se sinta mais próximo da marca.

Isso acontece, porque o cliente  sabe que o whatsapp é uma ferramenta que ele utiliza para comunicação com pessoas do seu círculo.

Permitir que ele possa resolver problemas ou comprar algo através da ferramenta, pode fazer com que ele assimile a ideia de que a empresa também faz parte desse círculo mais íntimo.

Humanização no atendimento

Já falamos diversas vezes aqui no blog sobre a importância da humanização no atendimento.

Seu cliente gosta de ser tratado como ser humano e não como um número/ticket.

Através do whatsapp, é mais fácil para o agente ter um contato mais um humano com os usuários, o aplicativo permite uma maior informalidade que o e-mail, por exemplo.

Personalização

Personalizar seu atendimento é fundamental para aumentar a satisfação dos clientes.

E o atendimento via whatsapp pode ser uma excelente maneira de fazer isso, graças ao seu contato mais próximo entre empresa e cliente.

Observando pela perspectiva do usuário, no whatsapp as pessoas costumam escrever de maneira relaxada, o que provavelmente não fazem por e-mail.

E isso te permite identificar como o seu cliente se comporta e se adaptar a maneira que ele se comunica.

Desvantagens do atendimento via whatsapp

Como nem tudo é perfeito, existem vantagens e desvantagens de se trabalhar o atendimento via whatsapp.

E para te ajudar a decidir se o atendimento via whatsapp é um canal ideal para a sua empresa, falaremos um pouco sobre algumas desvantagens.

Invasivo

Bem, apesar de polêmico, este é um ponto chave quando se fala de atendimento online por whatsapp.

Alguns usuários podem achar que o atendimento via whatsapp é invasivo, principalmente se esse atendimento parte da empresa para o usuário.

Então, é importante tomar bastante cuidado nessas interações, para não aborrecer os seus clientes.

Isso acontece porque muitas empresas utilizam não apenas para atender, mas também para realizar vendas a partir do aplicativo.

O ideal é oferecer o whatsapp como um canal de atendimento, deixando livre para o cliente fazer essa escolha e, nessa perspectiva, ele estará entrando em contato com você.

Métricas

Apesar de existir o whatsapp business, tenha em mente que esse aplicativo não foi desenvolvido para ser um sistema de atendimento ao cliente.

Por isso, existem uma série de coisas que você não vai encontrar utilizando o atendimento online por whatsapp, e isso incluí métricas de atendimento.

Analisar métricas é importante para identificar como anda os atendimentos da sua empresa e definir quais estratégias serão mais assertivas.

E isso é, sem dúvida, um ponto negativo

Não é possível usar o app em vários dispositivos de forma independente

Diferente de outros canais, o whatsapp não permite a integração entre plataformas de maneira sólida.

No whatsapp, para realizar o atendimento via o computador, por exemplo, você pode até utilizar o whatsapp web, mas com uma série de limitações.

O uso do sistema depende completamente do seu celular, ele tem de estar conectado na internet e o aplicativo para web funciona apenas como um espelho do dispositivo.

Além disso, o whatsapp web as vezes falha na conexão, demonstrando instabilidade de integração entre o computador e o celular.

Problemas que não existem em outros aplicativos, como o Telegram, por exemplo, que permite utilizar vários dispositivos de forma completamente independente.

Organização e segmentação dos atendimentos

Uma ferramenta de helpdesk te permite organizar e segmentar os chamados de maneira simples.

Entretanto, isso não acontece com o whatsapp, afinal, ele não foi feito para esse propósito.

Por isso, neste ponto, não é que seja uma desvantagem do aplicativo, mas sim, uma desvantagem relativa ao seu uso para essa finalidade.

O app até possui uma funcionalidade de criar etiquetas e segmentar os clientes por essas tags, mas é algo feito de maneira manual e pouco prática.

Dessa maneira, se você possuí um nível muito grande de chamados, isso pode ser uma limitação para a sua empresa.

Dicas de atendimento via whatsapp

Agora que você já conhece as vantagens e desvantagens do atendimento via whatsapp, que tal conhecer as boas práticas para utilizar melhor?

Defina um horário de atendimento

Não é porque o seu cliente fica até tarde grudado no celular que ele deseja receber uma mensagem da sua empresa às 22:00, por exemplo.

Isso acontece principalmente em empresas pequenas e microempreendedores, que não possuem definições sobre horários e tempo de resposta.

E isso é fundamental para um atendimento de qualidade, portanto, defina horários de atendimentos e prazos.

Eu recomendo que você utilize o whatsapp apenas em horário comercial.

Não exagere nas interações

O fato do atendimento via whatsapp aproximar as empresas e os clientes fazem com que algumas empresas cometam abusos nesse relacionamento.

O fato de você possuir o número de whatsapp daquele cliente não significa que você pode enviar diversas mensagens e invadir a privacidade dele.

Portanto, cuidado para não enviar mensagens demais e, também, com a informalidade demais. O ideal é conhecer bem a sua persona.

Ultilize um sistema de Automaticação WhatsApp – SAW

Nós temos um sistema, que permite você criar um menu interativo, e respostas automáticas pelo whatsapp e além disso nosso sistema permite que você possua vários atendentes atendendo em um mesmo número de Whatsapp.

Entre em contato com a nossa equipe de suporte para mais detalhes.

Conclusão

Se for feita da forma correta, o atendimento ao cliente via whatsapp pode se tornar uma ferramenta extremamente poderosa.

A tecnologia deve ser sempre utilizada para aproximar a sua empresa dos seus clientes.

WhatsApp reage à confusão sobre Facebook e privacidade

Novos termos de privacidade geram polêmica para WhatsApp; Facebook tenta se explicar, mas abre caminho para Telegram e Signal

O que parecia ser uma mudança rotineira nos termos de privacidade acabou virando uma dor de cabeça para o WhatsApp. Muitos veículos da imprensa entenderam que o app passaria a obrigar o compartilhamento de dados com o Facebook, algo que na verdade ocorre desde 2016. A empresa demorou demais para “evitar a disseminação de notícias incorretas e rumores”, minando a confiança no mensageiro e abrindo caminho para Signal e Telegram.

WhatsApp exige troca de dados com Facebook desde 2016

Basicamente, o que causou toda a comoção não foi algo que a atual política de privacidade adicionou. Na verdade, foi algo que o WhatsApp tirou: não há mais um trecho que mencionava a possibilidade de não compartilhar dados com o Facebook. De fato, essa opção existiu… até 24 de setembro de 2016; para a grande maioria dos usuários, que não desligaram essa integração dentro do prazo, a troca de informações já era obrigatória.

Este é o trecho relevante:

Se você já usa o WhatsApp poderá escolher não compartilhar os dados da sua conta do WhatsApp com o Facebook para melhorar suas experiências com anúncios e produtos no Facebook. Os usuários atuais que aceitarem os nossos Termos e Política de Privacidade atualizados terão 30 dias adicionais para definirem sua escolha em Configurações/Ajustes > Conta.

Esse prazo de 30 dias acabou em 2016, quando o WhatsApp tinha 1 bilhão de usuários; agora são mais de 2 bilhões. E já na época, os termos deixavam explícita essa integração: “passamos a fazer parte da família de empresas do Facebook em 2014; como parte desta família, o WhatsApp recebe e compartilha dados com os demais membros”.

Entre os exemplos, a empresa dizia: “o Facebook e outras empresas do mesmo grupo podem usar dados do WhatsApp para fazer sugestões (por exemplo, de amigos, de contatos ou de conteúdo interessante) e mostrar ofertas e anúncios relevantes”. Nada disso mudou nos últimos cinco anos.

Reação negativa ao WhatsApp

O WhatsApp compartilha com o Facebook dados como seu número de telefone (não a agenda de contatos), informações do celular (como o sistema operacional) e seu endereço IP. A empresa continua dizendo que “suas mensagens são criptografadas para que nós ou terceiros não possamos lê-las”; a criptografia de ponta a ponta, que usa o protocolo Signal, não mudou. No entanto, muitos usuários ficaram com a impressão de que o mensageiro iria revelar suas conversas particulares.

Para mim, a reação negativa ao WhatsApp surgiu de uma combinação de fatores:

  • inúmeras notícias trouxeram o título enganoso de que o WhatsApp iria suspender usuários que não aceitassem a troca de dados com o Facebook, algo que já era obrigatório desde 2016 – isso foi repetido tantas vezes que acabou sendo aceito como verdade;
  • o WhatsApp foi associado à imagem negativa que várias pessoas têm do Facebook, depois de inúmeras polêmicas sobre privacidade como o escândalo Cambridge Analytica;
  • veio à tona uma possível “fadiga de WhatsApp, usado no Brasil e outros países como a principal (e às vezes única) forma de contato entre amigos, parentes, clientes e empresas.  O app é inescapável mesmo para quem não gosta dele, e essa polêmica deu um motivo para externar essa frustração.

WhatsApp tenta conter danos

Quando o WhatsApp resolveu responder à polêmica, milhões de pessoas já levantavam dúvidas sobre a confiabilidade do app. A empresa publicou um FAQ garantindo que “o WhatsApp e o Facebook não podem ler suas mensagens nem ouvir suas chamadas com colegas de trabalho, amigos e familiares”.

O WhatsApp também afirma que não mantém registro das pessoas para quem você ligou ou enviou mensagens; não pode ver sua localização compartilhada; nem compartilha seus contatos com o Facebook (apenas seu número de celular, tal como é feito há anos).

O objetivo era dar maior transparência sobre as conversas que você pode ter com empresas no app. Elas poderão armazenar as mensagens em serviços de hospedagem do Facebook para poderem acessá-las a partir de mais de um dispositivo, removendo uma limitação atual do WhatsApp Web.

Além disso, se você acessar o catálogo de uma empresa no WhatsApp através do recurso Lojas, “suas atividades de compra poderão ser usadas para personalizar sua experiência nas Lojas e os anúncios que você vê no Facebook e no Instagram”.

Telegram e Signal crescem com polêmica do WhatsApp

A resposta do WhatsApp, que em último caso deveria ser responsável por sua própria reputação, demorou demais. Eis o que aconteceu nos últimos dias:

  • o bilionário Elon Musk criticou o Facebook e deu uma sugestão para seus seguidores: “usem o Signal”;
  • o presidente executivo da Signal Foundation, Brian Acton, diz que a base de usuários do mensageiro “explodiu” – o executivo é cofundador do WhatsApp e apoiou a campanha #DeleteFacebook;
  • o Telegram registrou 25 milhões de novas adições em questão de dias e ultrapassou a marca de 500 milhões de usuários;
  • Telegram e Signal chegaram ao primeiro lugar em downloads no Google Play e na App Store em dezenas de países;
  • o WhatsApp está sendo investigado na Turquia por causa da nova política de privacidade;
  • no Brasil, a Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) vai notificar WhatsApp e Facebook pelo mesmo motivo; enquanto o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) cogita medida semelhante.

Tudo isso será o bastante para “derrubar” o app de mensagens? Ainda é cedo para saber: o Facebook já passou por polêmicas semelhantes mas a empresa segue firme, lucrando bilhões a cada trimestre. No entanto, isso certamente teve algum impacto no WhatsApp, dado que eles se viram obrigados a esclarecer a situação.

Cansado das mesmas perguntas, e o pior, ter que dar as mesmas respostas no Whatsapp? que tal deixar-nos resolver esse problema para você! Automatize o Whatsapp da sua empresa.

MANUTENÇÃO PREVENTIVA DE COMPUTADORES: POR QUE É IMPORTANTE?

As tecnologias estão em constante evolução. Afinal, tudo se atualiza — o sistema operacional, os softwares e os aplicativos que usamos, entre outras opções. Contudo, o nosso computador permanece o mesmo e, com o tempo, vamos sentindo um aumento da lentidão do sistema. Para evitar situações como essa, a manutenção preventiva de computadores se faz necessária. É ela que detecta tais questões antes que se tornem um verdadeiro problema.

Quer saber mais sobre o assunto? Neste post abordaremos mais sobre esse tipo de manutenção e por que ela é importante para manter a vida útil do seu computador. Continue a leitura!

O QUE É MANUTENÇÃO PREVENTIVA?

A manutenção preventiva é uma ação contínua de controle e monitoramento do computador. O seu objetivo é evitar problemas causados por falta de verificações rotineiras em vários aspectos da máquina, como excesso de poeira, falta de espaço em disco e troca de peças antigas.

Diferentemente da manutenção corretiva, na qual os reparos são feitos somente após a ocorrência de falhas, a prevenção é uma verificação constante de um computador para que ele não estrague ou fique parado por muito tempo — na maioria das vezes, de forma repentina.

POR QUE FAZER MANUTENÇÃO PREVENTIVA DE COMPUTADORES?

O principal motivo para realizar a manutenção preventiva periodicamente é aumentar a vida útil do computador. A manutenção gera economia na aquisição de novas peças, evita problemas de produtividade com computadores lentos e indisponibilidade de sistemas por causa de falhas e superaquecimento.

Os principais benefícios da manutenção preventiva de computadores são:

  • aumento da performance de computadores que estavam lentos;
  • refrigeração adequada dos componentes;
  • diminuição do risco de infecção da máquina por vírus e malwares.

Veja abaixo outras vantagens que a manutenção preventiva de computadores proporciona.

Detecção precoce de problemas

Os problemas nunca chegam com hora marcada, por mais que o seu computador seja de boa qualidade, ele é uma máquina e pode falhar por vários motivos, dos mais simples, como uma poeirinha, até por algo mais sério, como um superaquecimento.

A manutenção regular no seu computador permite que você identifique pequenos problemas antes que eles se tornem grandes. Além disso, a tendência é que o computador perca o seu desempenho com o passar do tempo. Nesse sentido, a manutenção ajuda a reduzir os possíveis impactos dessa ação.

Prevenção contra vírus e malware

Não importa quantas vezes escaneamos os nossos computadores ou executamos verificações de vírus, eles ainda estão vulneráveis ​​a ameaças de todos os tipos. Existem inúmeros vírus e malwares prontos para achar um hospedeiro e há outros sendo criados todos os dias.

Alguns apenas diminuem o tempo de processamento do computador ou fazem aparecer mensagens pop ups, mas outros podem infectar sistemas operacionais inteiros. Quando isso ocorre em casa ou em uma empresa, o impacto é grande e o custo para recuperar a máquina pode ser caro, além de provocar outras perdas financeiras para o negócio, como a diminuição da produtividade.

A manutenção preventiva ajuda a afastar os vírus e malware, mantendo o computador funcionando perfeitamente. O fator primordial é a manutenção do software de antivírus atualizado para que ele trabalhe com o máximo de sua capacidade,

Melhora o desempenho da sua máquina

Um computador lento atrapalha a produtividade de qualquer pessoa e, dentro de uma empresa, se somarmos todos os PCs, a perda de produtividade pode custar caro. Como já falamos acima, com o tempo, a tendência é que os nossos computadores percam o desempenho, não apenas pelo acúmulo de sujeira ou envelhecimento dos componentes internos.

O excesso de arquivos criados que provocam desorganização e fragmentação dos dados, a longo prazo, pode reduzir o processamento. Com a manutenção preventiva, eliminando arquivos inutilizados e os temporários, além da desfragmentação de disco regular, esse problema é reduzido.

Trabalha com softwares atualizados

Outro motivo pelo qual o computador pode ficar mais lento com o tempo é a falta de atualização dos patches de software. Como essa alteração ocorre gradualmente, seu computador simplesmente se acostuma e pensa que é normal. Porém, ter uma manutenção programada regularmente resolverá todos os problemas e fará com que seu software funcione perfeitamente novamente.

Os fabricantes de softwares estão sempre trabalhando para corrigir problemas de desempenho, bugs, falhas na segurança e adicionando funcionalidades extras. Se você não acompanhar esse processo de atualizações, além de trabalhar com um software obsoleto, com problemas de desempenho e sem novas funções, correrá riscos de deixar os dados desprotegidos.

Evita a perda de dados importantes

Com a importância que os dados têm para a gestão dentro das empresas, perdê-los significa tornar uma análise preditiva menos precisa. Para quem trabalha como autônomo, como produtor de conteúdo digital, a perda de dados pode significar a perda de um projeto, de um portfólio ou até de anos de trabalho.

Quando o backup faz parte da manutenção preventiva, os dados passam a serem resguardados em caso de algum desastre, reduzindo o risco de perda definitiva.

COMO FAZER A MANUTENÇÃO PREVENTIVA?

Existem diferentes formas de fazer manutenção preventiva de computadores. Essa ação pode ser realizada por meio de upgrades, limpeza, software etc. Apresentamos, a seguir, um checklist para verificação. Acompanhe!

Remova o excesso de poeira

A poeira é responsável por impedir o bom funcionamento do sistema de ventilação do computador e causar aquecimento nas peças.

Para tirar a tampa do seu gabinete e mexer nos componentes internos de um computador, é necessário que você tenha conhecimento prévio em relação à montagem de manutenção de PCs.

O recomendado é que a limpeza interna seja feita de três em três meses, retirando a tampa do gabinete e eliminando a poeiras dos principais componentes: processador, memória, HD, Placa de Vídeo, Placa-mãe, Fonte etc.

Para não ter problemas com oxidação, se possível, faça essa limpeza a seco, utilizando ar comprimido.

Troque pasta térmica do processador

Essa pasta, que fica velha com o tempo, tem o papel de resfriar o processador e precisa ser trocada para aumentar a sua vida útil.

Desfragmente o disco

A desfragmentação aumenta a eficiência com que o disco rígido do seu computador acessa os dados, podendo aumentar a sua performance. Conforme utilizamos essa ferramenta, ela vai salvando os arquivos de forma desordenada, espalhados pelo disco. A desfragmentação reúne esses dados, facilitando a leitura e aumentando o desempenho.

Verifique vírus

Alguns vírus consomem memória e processador do computador enquanto o usuário usa a máquina, causando quedas bruscas de desempenho. Para evitar esse tipo de situação, além de manter o seu antivírus atualizado, faça escaneamentos diários.

Atualize os componentes

Há casos em que a máquina ficou velha demais para rodar as versões mais novas dos softwares, sendo preciso comprar componentes novos para dar conta de todo o processamento.

Faça a limpeza de arquivos

A falta de memória em disco pode causar problemas de funcionamento de alguns programas e também do sistema operacional, que precisa gerenciar a memória.

Organize os cabos

Aproveite que máquina está aberta e organize os cabos internos. Pouca gente sabe, mas a desorganização dos cabos dentro do gabinete pode contribuir para o aumento da temperatura e reduzir a vida útil da máquina. Para evitar isso, verifique se eles estão obstruindo as entradas de ar do gabinete ou a saída de ar dos coolers.

Faça a limpeza dos coolers e verifique o seu funcionamento

O cooler é uma peça importantíssima para o bom funcionamento de um computador, pois garante um maior desempenho e longevidade de máquina, principalmente nas workstations, em que há uma carga de trabalho mais forte. Essa pecinha simples é responsável por dissipar o calor durante o processamento, impedindo que o computador trave ou até mesmo queime.

Tire toda a poeira dos coolers e verifique se algum deles está parado ou rodando de forma fraca. Substitua os que estiverem com funcionamento prejudicado e evite problemas maiores no futuro.

Faça backups regulares

Os dados são cada vez mais importantes para empresas e profissionais autônomos, principalmente em um mundo em que quase tudo está sendo virtualizado. Para fazer um backup, você pode utilizar um HD externo, um segundo HD interno, um pendrive, um cartão de memória e/ou a nuvem. O importante é você garantir sempre uma cópia de segurança dos seus dados para evitar contratempos.

É importante que os backups sejam feitos com uma frequência até maior do que as manutenções, pois assim você garante que a perda será mínima, caso aconteça algum problema.

Utilize a computação em nuvem ao seu favor, pois além de facilitar a automação do processo de backup, garante a redundância dos dados — na nuvem não há a centralização de dados, isso porque eles são salvos em vários servidores espalhados pelo mundo. Caso um falhe, outro entra em seu lugar.

Atualize os softwares

Outro ponto importante de uma manutenção preventiva é a verificação das atualizações de softwares, pois elas são muito importantes para bom funcionamento dos programas e para a segurança.

Uma boa solução é utilizar softwares que automatizam o processo de atualização de patches ou que, pelo menos, envie notificações avisando dessa necessidade. Dessa forma, as correções de segurança são aplicadas antes que algum criminoso virtual tente fazer um ataque de força bruta em cima dessa falha.

Manter os computadores saudáveis por mais tempo é a chave para aumentar a performance deles sem ter gastos excessivos com manutenção corretiva. A manutenção preventiva de computadores é importante para cuidar de máquinas pessoais, servidores e dispositivos em ambientes profissionais.

Aprendeu mais sobre manutenção preventiva de computadores? Quer saber mais ou pedir uma manutenção de profissionais que deixarão seu computador novinho em folha, entre em contato com a gente.

Fique por dentro das vantagens e desvantagens do iPediu

A tecnologia une as pessoas e também pode ser usada para aproximar as empresas de seus clientes. Nos negócios que trabalham com delivery e que precisam que os detalhes do seu produto chegue até o cliente, aplicativos de entregas auxiliam nessa aproximação, criando novas oportunidades e aumentando o faturamento.

Quais as possíveis desvantagens do iPediu?

Os comerciantes que atuam com o iPediu geralmente relatam uma boa experiência na plataforma, mas algumas dificuldades encontradas são:

  • concorrência acirrada: como a tendência é a expansão da quantidade de restaurantes/comércios, a concorrência é forte entre os estabelecimentos de uma região. Criar promoções atrativas e um cardápio detalhado é uma boa maneira de vencer essa dificuldade;

Quais as vantagens do iPediu?

As vantagens de usar o iPediu são variadas. Podemos destacar:

  • fácil gerenciamento: a plataforma do iPediu é intuitiva, permitindo o gerenciamento online de forma simples;
  • expansão da área de influência da marca: com a divulgação do iPediu, seu restaurante/comércio consegue alcançar clientes que nem mesmo passaram em sua porta. Assim, sua influência vai até onde for o raio de entregas, aumentando as chances de conquistar novos consumidores.

Afinal, usar o iPediu vale a pena?

Ao avaliar essa ferramenta, pode surgir o questionamento: aderir ao iPediu vale mesmo a pena? A maioria dos negócios que usam a plataforma relatam experiências positivas ao incorporar o iPediu em sua estratégia de divulgação.

A atuação online permite fazer mais vendas e incorporar inovação ao restaurante/comércio. Com isso, as vendas ficam associadas a uma grande marca que já se consolidou no mercado e permite alcançar um público diferenciado.

Após analisar as vantagens e desvantagens do iPediu, é importante entender que o uso da ferramenta é muito positivo para o restaurante/comércio, dentro de uma estratégia mais abrangente. Conquistar novos clientes, participar de grandes promoções e iniciativas do aplicativo e aumentar o volume de pedidos são vantagens que não se pode ignorar, certo? Assim, pense no iPediu como uma solução para delivery e invista no crescimento de seu restaurante/comércio!

O texto foi interessante para você? Para acompanhar as novidades em delivery, receber dicas e estratégias de sucesso, não deixe de seguir nossas redes sociais! Estamos no FacebookInstagram, e YouTube!

O que é Sistema de PDV (Ponto de Venda) e Porque sua Empresa Precisa dessa Vantagem

Você sabe o que é sistema de PDV (Ponto de Venda)? Já ouviu falar? Ou ainda é um termo desconhecido para você? Bom, o sistema de PDV ou Ponto de Venda é um sistema informatizado que tem como principal objetivo agilizar o atendimento das empresas e tornar tudo otimizado e informações integradas.

O sistema de PDV (Ponto de Venda) geralmente funciona de forma integrada com um sistema de ERP e isso torna tudo muito mais interessante e útil, pois assim aumenta o controle de estoque da empresa.

Quando damos uma maior atenção ao sistema de PDV (Ponto de Venda), estamos cuidando em especial da frente de caixa e isso garante que o seu cliente irá finalizar a compra totalmente satisfeito e provavelmente retornará mais vezes e fará indicação da sua empresa para outras pessoas.

Mas porque isso está diretamente ligado à satisfação do cliente? Bom, o PDV frente de caixa é responsável pela agilidade no atendimento, não é mesmo? Quanto mais rápido o cliente conseguir finalizar a sua compra, mais satisfeito ele sairá da sua empresa.

Com certeza você ou alguém que você conhece já passou por uma situação onde estava em uma loja fazendo compras e ao chegar no caixa para finalizar, a fila estava enorme e o atendimento extremamente lento. Isso acontece quando não há o investimento necessário em um sistema de PDV (Ponto de Venda) de uma loja.


Porque é importante ter um software que controle o sistema de PDV Ponto de Venda e todo o resto?

O sistema de PDV (Ponto de Venda) é excelente, porém ele não trabalha de modo muito eficiente se estiver sozinho. Para que o sistema PDV possa proporcionar para a sua empresa diversos benefícios é necessário que ele seja controlado por um software.

Fazendo o uso de um software que controle esse sistema você automaticamente terá o controle do estoquefinanceiro e de vendas sendo atualizados em tempo real. Toda essa integração promove uma melhora da gestão de todos os setores da sua empresa.

Muitas lojas trabalham somente com o PDV ou somente com um sistema de ERP, mas não sabem que para tudo funcionar bem e trazer os melhores resultados, estes dois sistemas devem trabalhar juntos.

Vantagens do sistema de PDV Ponto de Venda

– Integração com o estoque

O sistema de PDV (Ponto de Venda) integrado ao estoque melhora muito toda a gestão de mercadoria, pois quando uma venda é realizada, automaticamente o estoque é atualizado e como sabemos, a gestão do estoque é uma das partes essenciais para a sobrevivência e bom funcionamento de uma empresa.

Mas você pode se questionar quanto aos produtos devolvidos ou trocados, não é mesmo? Bom, quanto à esses produtos você também pode ficar totalmente tranquilo, pois o PDV atualiza também esses dados, fazendo com que o produto trocado ou devolvido seja novamente adicionado ao seu estoque.

– Agilidade em processos internos

Quando falamos em agilidade de processos internos, muitos acham que isso é referente apenas à o atendimento ao cliente. Porém, além de proporcionar maior agilidade e rapidez no atendimento ao cliente, um sistema de PDV (Ponto de Venda) auxilia na agilidade de fechamento e abertura de caixa e também nos processos de sangrias ou reforços.

Essa agilidade melhora todo o fluxo de gestão da sua empresa e faz com que os clientes saiam de lá totalmente satisfeitos.

– Melhor gestão financeira

Assim como o PDV atua de forma integrada com o controle de estoque do seu sistema ERP, ele também vai atuar de modo integrado com o controle financeiro, o que fará com que as vendas realizadas sejam contadas em tempo real, assim também como os pagamentos recebidos (seja a vista ou a prazo).

– Sistema seguro e estável

Quando você decide adotar um bom sistema de PDV (Ponto de Venda), pode ter certeza que a sua empresa estará adotando toda uma estrutura segura para todos os dados da sua empresa. Esses dados ficam armazenados em nuvem e são protegidos por criptografia.

Além de toda essa segurança, você estará contando com ótimos recursos de backups regulares para que em situações de problemas você não perca nenhum dado.

– Redução de custos

O sistema de PDV (Ponto de Venda) ainda te ajuda a reduzir os custos da sua empresa e a realizar mais vendas, já que o processo é mais rápido e as pessoas preferem ser atendidas em locais em que não demore horas em uma fila apenas para realizar um pagamento.

Com o sistema totalmente integrado você terá informações prontas em tempo real, o que otimiza o tempo e faz com que gastos desnecessários sejam eliminados.


Sistema de PDV (Ponto de Venda) – Custo/Benefício


Nós te mostramos todas as vantagens desse sistema e te apresentamos as principais razões pelo qual o sistema PDV (Ponto de Venda) é importante para o seu negócio, mas e com relação às desvantagens? Será que vou ser prejudicado em algo ao adotar esse sistema para a minha empresa?

Não! O sistema PDV (Ponto de Venda) não apresenta desvantagens para o seu negócio. Qualquer empresa que preze pela sua qualidade no atendimento ao cliente, otimização de processos e agilidade, possui com certeza um sistema de PDV que seja integrado com o seu sistema ERP.

Então, não fique com medo de investir em algo tão importante e que trará bons retornos financeiros para a sua empresa. Você só terá desvantagens em não investir, mas investindo nesse sistema com certeza não haverá arrependimento da sua parte.

Conclusão…

O sistema de PDV (Ponto de Venda), integrado a um sistema ERP, fará com que você sobreviva no mercado e proporcione excelentes experiências de compra para o consumidor. Atualmente o cliente não quer apenas um produto, ele quer ser bem recepcionado e atendido da melhor forma possível em qualquer lugar que ele vá.

A tendência é que um negócio não consiga sobreviver no mercado sem um sistema PDV e ERP.

Por isso, fale agora mesmo com um de nossos Especialistas e conheça como este sistema pode automatizar e otimizar os processos de seu negócio, aumentando seus lucros já nos primeiros meses.

Aguardamos seu contato!

Faça o descarte correto do Lixo Eletrônico – Colina-SP possui local de descarte.

Como descartar o lixo eletrônico?

Provavelmente você tem ou conhece alguém que tem um lugar da sua casa como armários e gavetas que é reservado para o acúmulo de lixo eletrônico, celulares velhos, pilhas, fones de ouvido quebrados, partes de carregadores que não funcionam mais, e muitos outros. Uma pesquisa realizada em 2018 pelo Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), feita em 5 Estados, nos mostrou que 85 das pessoas entrevistadas tinham algum tipo de equipamento sem uso guardado em casa.

O principal motivo é o consumidor pensar que o descarte desses aparelhos é difícil , mas isso não necessariamente é verdade. Hoje, são mais de 1,7 mil Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) para pilhas e baterias em todo Brasil e aproximadamente 70 de eletroeletrônicos no Estado de São Paulo. Os coletores ficam localizados em áreas de grande movimento ou comércios. O estabelecimento em que você faz as suas compras da semana pode ter um PEV.

No município de Colina – SP existe um local de Descarte de Lixo eletrônico, se necessário podem até fazer a coleta desse lixo na sua casa. Seguem os dados para os moradores de Colina saberem onde descartar:

  • Rua Antonio Paulo de Miranda, 466.
  • Colina/SP – CEP: 14770-000 – Caixa Postal 41.
  • Telefone: (17) 3341-9444 – Ligue e agende a Coleta.
  • De segunda a sexta-feira.
  • das 08:30 as 11:00 e das 13:00 as 17:00.

Hoje completam 15 anos da missão Venus Express

Concepção artística da sonda

O que é a Venus Express?

Venus Express foi a primeira missão da Agência Espacial Europeia (ESA) ao planeta Vênus. A missão foi proposta em 2001 como forma de reutilização do desenho da Mars Express. Contudo, algumas características da missão levaram a mudanças no desenho, principalmente em áreas de controlo termal, comunicações e eletricidade. A missão Venus Express utilizou também instrumentos desenvolvidos para a missão da sonda Rosetta. O objetivo principal da missão foi de fazer observações globais da atmosfera venusiana, das características da superfície e da interação do ambiente do planeta com o vento solar.

A missão foi lançada no dia 9 de novembro de 2005 pelo foguete Soyuz e entrou em órbita de Vénus no dia 11 de abril de 2006, depois de aproximadamente 150 dias de viagem. Em 11 de Abril de 2006, a sonda deu sua primeira volta em torno do planeta, denominada órbita de captura, que foi uma elipse em torno de Vênus cujo apocentro se encontrava a 330 mil quilômetros e o pericentro a menos de 400 quilômetros. Menos de um mês depois da inserção em órbita, e depois de voar dezesseis vezes em torno de planeta, a nave espacial chegou à sua órbita operacional final em 7 de maio de 2006.

Saiba como se prevenir nas eleições

Nessas eleições, previna-se.

Nesse dia 15 teremos as eleições municipais, e com elas, não devemos colocar nossa saúde em risco.

Por isso, separamos algumas dicas para você seguir e se prevenir nesse dia, continue lendo o artigo e aproveite as nossas dicas.

  • Lembre-se de sempre usar máscara, para evitar a propagação do vírus;
  • Passar álcool em gel nas mãos, antes e depois do voto;
  • Deixe o horário das 7h às 10h reservado para as pessoas de maior idade, evitando expô-los à contaminação;
  • Manter o distanciamento social;
  • Evitar aglomerações.