Dia da independência do Brasil

Dia da independência do Brasil

Dia 07 de setembro – Dia da independência do Brasil.

Hoje, dia 7 de setembro, comemoramos o dia da independência da nossa pátria amada.

Mas afinal, o que é a independência do Brasil?

Ocorreu dia 7 de setembro de 1822, quando o Brasil de declarou independente de Portugal, ele deixou de ser uma colônia portuguesa e passou a ser uma nação independente.

O que desencadeou a independência do Brasil?

A independência do Brasil aconteceu na medida em que a elite brasileira percebeu que o desejo dos portugueses era restabelecer os laços coloniais. Quando a relação ficou insustentável, o separatismo surgiu como opção política, e o príncipe regente acabou sendo convencido a seguir esse caminho.

As Cortes de Portugal tomaram medidas que foram impopulares aqui no Brasil, tais como a exigência do retorno do príncipe regente e a instalação de mais tropas no Rio de Janeiro. Além disso, a relação azedava também porque os portugueses tratavam os representantes brasileiros que iam a Portugal para negociar com desdém.

Quando os portugueses exigiram o retorno do príncipe a Portugal, foi organizado um movimento de resistência contra a medida. Dessa forma, foi criado aqui no Brasil o Clube da Resistência, e o Senado brasileiro recebeu uma carta contendo milhares de assinaturas que defendiam que príncipe ficasse aqui.

Sobre o Autor

Equipe Net Solutions editor

Deixe uma mensagem