A Google conhece bem a fama do Chrome e está trabalhando para melhorar isso na versão 89 de seu navegador. Segundo a empresa, a versão mais recente do Chrome traz melhorias que ajudam a usar menos memória, economizar energia e melhorar sua performance no geral. A Google relatou mudanças do Chrome 89 no Windows, Mac e dispositivos Android, mas estranhamente não mencionou melhorias para o iOS.
Começando pelo Windows, onde a fama do Chrome usar muita memória já virou até meme, a Google diz que o Chrome 89 usa um alocador de memória mais avançado em mais áreas do navegador, o que permite um uso reduzido da memória. E isso vale para a versão Android do programa também. Segundo a empresa, seus testes mostraram redução do uso de memória de até 22% nos processos do navegador, de até 3% no uso da GPU e uma melhoria na responsividade geral de até 9%.
Essas melhorias no Android também economizam memória, mas menos. A Google relata que o Chrome 89 usa até 5% menos memória e oferece uma inicialização até 7,5% mais rápida. A empresa também promete carregamentos de página até 2% mais rápido e menos travamentos no app. Dispositivos high-end, com Android 10 ou mais recente, devem ver as páginas carregarem até 8,5% mais rápido, com um uso mais “fluido” em 28%.
Indo para o MacOS, o Chrome 89 passa a lidar com abas no background da mesma maneira que ele já faz em outros sistemas, trazendo uma economia de memória de até 8%, segundo a Google. A empresa destaca que uma das principais vantagens com as mudanças é a pontuação do navegador no impacto no uso da energia, algo que foi melhorado em até 65%. Isso deve manter o Mac mais frio durante o uso e, por consequência, mais silencioso, já que os ventiladores não vão precisar trabalhar tanto para resfriá-lo.
O Chrome 89 está disponível para download e, se você já usa o navegador e não mudou as configurações padrões, ele já deve ter sido atualizado automaticamente. Alternativamente, você pode clicar em “Sobre o Google Chrome” na aba “Ajuda”. O navegador vai verificar a versão atual e baixar a atualização, se precisar.
Sobre o Autor