Poucos meses depois de lançar o que podemos chamar de primeiro leitor de notícias focado em privacidade, agora o time por trás do navegador Brave está tentando criar um mecanismo próprio de busca para integrar o browser. A novidade também chega pouco mais de um mês após a empresa atualizar a ferramenta para o protocolo IPFS de navegação descentralizada.
Anunciado nesta quarta-feira (3) como Brave Search, a novidade se apresenta como uma “alternativa de preservação da privacidade”. Alternativa esta, obviamente, ao serviço de busca do Google, que por sua vez é em partes construído a partir de dados aspirados de cada pesquisa que seus usuários fazem, mesmo quando essas buscas acontecem no modo de navegação anônima.
Gabriel Weinberg, CEO da DuckDuckGo, disse há algum tempo que a única maneira infalível de manter suas pesquisas privadas é usar um mecanismo pró-privacidade. A Brave, por sua vez, oferece a seus usuários mais de uma dezena de alternativas de busca para escolher como padrão, incluindo opções de preservação de privacidade, como o próprio DuckDuckGo e o Qwant, cujo slogan é literalmente “o mecanismo de pesquisa que respeita sua privacidade”.
A companhia responsável pelo Brave planeja se alinhar com esses concorrentes agora com o Brave Search. No entanto, traz alguns diferenciais, principalmente se comparado a esses rivais e a opções mais convencionais, como o Google.
Em primeiro lugar, a empresa diz que dará a seus usuários duas opções: uma para pesquisa paga sem anúncios e outra que é gratuita e suportada pela mesma rede de anúncios centrada no Brave. Esta rede, como a companhia destaca, mantém os dados do usuário o mais longe possível de anunciantes que queiram garimpar informações. E ao contrário das métricas um tanto misteriosas que o Google usa para determinar quais sites aparecem primeiro nas buscas, a equipe da Brave já apresentou uma proposta para a forma como seu mecanismo de pesquisa pode classificar os resultados em um formato mais limpo e navegável.
O buscador do Brave ainda não foi lançado oficialmente – algo que deve acontecer já nas próximas semanas. Mas quem estiver interessado pode se inscrever em uma lista de espera clicando neste link.
Sobre o Autor