MANUTENÇÃO PREVENTIVA DE COMPUTADORES: POR QUE É IMPORTANTE?

MANUTENÇÃO PREVENTIVA DE COMPUTADORES: POR QUE É IMPORTANTE?

As tecnologias estão em constante evolução. Afinal, tudo se atualiza — o sistema operacional, os softwares e os aplicativos que usamos, entre outras opções. Contudo, o nosso computador permanece o mesmo e, com o tempo, vamos sentindo um aumento da lentidão do sistema. Para evitar situações como essa, a manutenção preventiva de computadores se faz necessária. É ela que detecta tais questões antes que se tornem um verdadeiro problema.

Quer saber mais sobre o assunto? Neste post abordaremos mais sobre esse tipo de manutenção e por que ela é importante para manter a vida útil do seu computador. Continue a leitura!

O QUE É MANUTENÇÃO PREVENTIVA?

A manutenção preventiva é uma ação contínua de controle e monitoramento do computador. O seu objetivo é evitar problemas causados por falta de verificações rotineiras em vários aspectos da máquina, como excesso de poeira, falta de espaço em disco e troca de peças antigas.

Diferentemente da manutenção corretiva, na qual os reparos são feitos somente após a ocorrência de falhas, a prevenção é uma verificação constante de um computador para que ele não estrague ou fique parado por muito tempo — na maioria das vezes, de forma repentina.

POR QUE FAZER MANUTENÇÃO PREVENTIVA DE COMPUTADORES?

O principal motivo para realizar a manutenção preventiva periodicamente é aumentar a vida útil do computador. A manutenção gera economia na aquisição de novas peças, evita problemas de produtividade com computadores lentos e indisponibilidade de sistemas por causa de falhas e superaquecimento.

Os principais benefícios da manutenção preventiva de computadores são:

  • aumento da performance de computadores que estavam lentos;
  • refrigeração adequada dos componentes;
  • diminuição do risco de infecção da máquina por vírus e malwares.

Veja abaixo outras vantagens que a manutenção preventiva de computadores proporciona.

Detecção precoce de problemas

Os problemas nunca chegam com hora marcada, por mais que o seu computador seja de boa qualidade, ele é uma máquina e pode falhar por vários motivos, dos mais simples, como uma poeirinha, até por algo mais sério, como um superaquecimento.

A manutenção regular no seu computador permite que você identifique pequenos problemas antes que eles se tornem grandes. Além disso, a tendência é que o computador perca o seu desempenho com o passar do tempo. Nesse sentido, a manutenção ajuda a reduzir os possíveis impactos dessa ação.

Prevenção contra vírus e malware

Não importa quantas vezes escaneamos os nossos computadores ou executamos verificações de vírus, eles ainda estão vulneráveis ​​a ameaças de todos os tipos. Existem inúmeros vírus e malwares prontos para achar um hospedeiro e há outros sendo criados todos os dias.

Alguns apenas diminuem o tempo de processamento do computador ou fazem aparecer mensagens pop ups, mas outros podem infectar sistemas operacionais inteiros. Quando isso ocorre em casa ou em uma empresa, o impacto é grande e o custo para recuperar a máquina pode ser caro, além de provocar outras perdas financeiras para o negócio, como a diminuição da produtividade.

A manutenção preventiva ajuda a afastar os vírus e malware, mantendo o computador funcionando perfeitamente. O fator primordial é a manutenção do software de antivírus atualizado para que ele trabalhe com o máximo de sua capacidade,

Melhora o desempenho da sua máquina

Um computador lento atrapalha a produtividade de qualquer pessoa e, dentro de uma empresa, se somarmos todos os PCs, a perda de produtividade pode custar caro. Como já falamos acima, com o tempo, a tendência é que os nossos computadores percam o desempenho, não apenas pelo acúmulo de sujeira ou envelhecimento dos componentes internos.

O excesso de arquivos criados que provocam desorganização e fragmentação dos dados, a longo prazo, pode reduzir o processamento. Com a manutenção preventiva, eliminando arquivos inutilizados e os temporários, além da desfragmentação de disco regular, esse problema é reduzido.

Trabalha com softwares atualizados

Outro motivo pelo qual o computador pode ficar mais lento com o tempo é a falta de atualização dos patches de software. Como essa alteração ocorre gradualmente, seu computador simplesmente se acostuma e pensa que é normal. Porém, ter uma manutenção programada regularmente resolverá todos os problemas e fará com que seu software funcione perfeitamente novamente.

Os fabricantes de softwares estão sempre trabalhando para corrigir problemas de desempenho, bugs, falhas na segurança e adicionando funcionalidades extras. Se você não acompanhar esse processo de atualizações, além de trabalhar com um software obsoleto, com problemas de desempenho e sem novas funções, correrá riscos de deixar os dados desprotegidos.

Evita a perda de dados importantes

Com a importância que os dados têm para a gestão dentro das empresas, perdê-los significa tornar uma análise preditiva menos precisa. Para quem trabalha como autônomo, como produtor de conteúdo digital, a perda de dados pode significar a perda de um projeto, de um portfólio ou até de anos de trabalho.

Quando o backup faz parte da manutenção preventiva, os dados passam a serem resguardados em caso de algum desastre, reduzindo o risco de perda definitiva.

COMO FAZER A MANUTENÇÃO PREVENTIVA?

Existem diferentes formas de fazer manutenção preventiva de computadores. Essa ação pode ser realizada por meio de upgrades, limpeza, software etc. Apresentamos, a seguir, um checklist para verificação. Acompanhe!

Remova o excesso de poeira

A poeira é responsável por impedir o bom funcionamento do sistema de ventilação do computador e causar aquecimento nas peças.

Para tirar a tampa do seu gabinete e mexer nos componentes internos de um computador, é necessário que você tenha conhecimento prévio em relação à montagem de manutenção de PCs.

O recomendado é que a limpeza interna seja feita de três em três meses, retirando a tampa do gabinete e eliminando a poeiras dos principais componentes: processador, memória, HD, Placa de Vídeo, Placa-mãe, Fonte etc.

Para não ter problemas com oxidação, se possível, faça essa limpeza a seco, utilizando ar comprimido.

Troque pasta térmica do processador

Essa pasta, que fica velha com o tempo, tem o papel de resfriar o processador e precisa ser trocada para aumentar a sua vida útil.

Desfragmente o disco

A desfragmentação aumenta a eficiência com que o disco rígido do seu computador acessa os dados, podendo aumentar a sua performance. Conforme utilizamos essa ferramenta, ela vai salvando os arquivos de forma desordenada, espalhados pelo disco. A desfragmentação reúne esses dados, facilitando a leitura e aumentando o desempenho.

Verifique vírus

Alguns vírus consomem memória e processador do computador enquanto o usuário usa a máquina, causando quedas bruscas de desempenho. Para evitar esse tipo de situação, além de manter o seu antivírus atualizado, faça escaneamentos diários.

Atualize os componentes

Há casos em que a máquina ficou velha demais para rodar as versões mais novas dos softwares, sendo preciso comprar componentes novos para dar conta de todo o processamento.

Faça a limpeza de arquivos

A falta de memória em disco pode causar problemas de funcionamento de alguns programas e também do sistema operacional, que precisa gerenciar a memória.

Organize os cabos

Aproveite que máquina está aberta e organize os cabos internos. Pouca gente sabe, mas a desorganização dos cabos dentro do gabinete pode contribuir para o aumento da temperatura e reduzir a vida útil da máquina. Para evitar isso, verifique se eles estão obstruindo as entradas de ar do gabinete ou a saída de ar dos coolers.

Faça a limpeza dos coolers e verifique o seu funcionamento

O cooler é uma peça importantíssima para o bom funcionamento de um computador, pois garante um maior desempenho e longevidade de máquina, principalmente nas workstations, em que há uma carga de trabalho mais forte. Essa pecinha simples é responsável por dissipar o calor durante o processamento, impedindo que o computador trave ou até mesmo queime.

Tire toda a poeira dos coolers e verifique se algum deles está parado ou rodando de forma fraca. Substitua os que estiverem com funcionamento prejudicado e evite problemas maiores no futuro.

Faça backups regulares

Os dados são cada vez mais importantes para empresas e profissionais autônomos, principalmente em um mundo em que quase tudo está sendo virtualizado. Para fazer um backup, você pode utilizar um HD externo, um segundo HD interno, um pendrive, um cartão de memória e/ou a nuvem. O importante é você garantir sempre uma cópia de segurança dos seus dados para evitar contratempos.

É importante que os backups sejam feitos com uma frequência até maior do que as manutenções, pois assim você garante que a perda será mínima, caso aconteça algum problema.

Utilize a computação em nuvem ao seu favor, pois além de facilitar a automação do processo de backup, garante a redundância dos dados — na nuvem não há a centralização de dados, isso porque eles são salvos em vários servidores espalhados pelo mundo. Caso um falhe, outro entra em seu lugar.

Atualize os softwares

Outro ponto importante de uma manutenção preventiva é a verificação das atualizações de softwares, pois elas são muito importantes para bom funcionamento dos programas e para a segurança.

Uma boa solução é utilizar softwares que automatizam o processo de atualização de patches ou que, pelo menos, envie notificações avisando dessa necessidade. Dessa forma, as correções de segurança são aplicadas antes que algum criminoso virtual tente fazer um ataque de força bruta em cima dessa falha.

Manter os computadores saudáveis por mais tempo é a chave para aumentar a performance deles sem ter gastos excessivos com manutenção corretiva. A manutenção preventiva de computadores é importante para cuidar de máquinas pessoais, servidores e dispositivos em ambientes profissionais.

Aprendeu mais sobre manutenção preventiva de computadores? Quer saber mais ou pedir uma manutenção de profissionais que deixarão seu computador novinho em folha, entre em contato com a gente.

Sobre o Autor

Anderson editor