O que é Sistema de PDV (Ponto de Venda) e Porque sua Empresa Precisa dessa Vantagem

O que é Sistema de PDV (Ponto de Venda) e Porque sua Empresa Precisa dessa Vantagem

Você sabe o que é sistema de PDV (Ponto de Venda)? Já ouviu falar? Ou ainda é um termo desconhecido para você? Bom, o sistema de PDV ou Ponto de Venda é um sistema informatizado que tem como principal objetivo agilizar o atendimento das empresas e tornar tudo otimizado e informações integradas.

O sistema de PDV (Ponto de Venda) geralmente funciona de forma integrada com um sistema de ERP e isso torna tudo muito mais interessante e útil, pois assim aumenta o controle de estoque da empresa.

Quando damos uma maior atenção ao sistema de PDV (Ponto de Venda), estamos cuidando em especial da frente de caixa e isso garante que o seu cliente irá finalizar a compra totalmente satisfeito e provavelmente retornará mais vezes e fará indicação da sua empresa para outras pessoas.

Mas porque isso está diretamente ligado à satisfação do cliente? Bom, o PDV frente de caixa é responsável pela agilidade no atendimento, não é mesmo? Quanto mais rápido o cliente conseguir finalizar a sua compra, mais satisfeito ele sairá da sua empresa.

Com certeza você ou alguém que você conhece já passou por uma situação onde estava em uma loja fazendo compras e ao chegar no caixa para finalizar, a fila estava enorme e o atendimento extremamente lento. Isso acontece quando não há o investimento necessário em um sistema de PDV (Ponto de Venda) de uma loja.


Porque é importante ter um software que controle o sistema de PDV Ponto de Venda e todo o resto?

O sistema de PDV (Ponto de Venda) é excelente, porém ele não trabalha de modo muito eficiente se estiver sozinho. Para que o sistema PDV possa proporcionar para a sua empresa diversos benefícios é necessário que ele seja controlado por um software.

Fazendo o uso de um software que controle esse sistema você automaticamente terá o controle do estoquefinanceiro e de vendas sendo atualizados em tempo real. Toda essa integração promove uma melhora da gestão de todos os setores da sua empresa.

Muitas lojas trabalham somente com o PDV ou somente com um sistema de ERP, mas não sabem que para tudo funcionar bem e trazer os melhores resultados, estes dois sistemas devem trabalhar juntos.

Vantagens do sistema de PDV Ponto de Venda

– Integração com o estoque

O sistema de PDV (Ponto de Venda) integrado ao estoque melhora muito toda a gestão de mercadoria, pois quando uma venda é realizada, automaticamente o estoque é atualizado e como sabemos, a gestão do estoque é uma das partes essenciais para a sobrevivência e bom funcionamento de uma empresa.

Mas você pode se questionar quanto aos produtos devolvidos ou trocados, não é mesmo? Bom, quanto à esses produtos você também pode ficar totalmente tranquilo, pois o PDV atualiza também esses dados, fazendo com que o produto trocado ou devolvido seja novamente adicionado ao seu estoque.

– Agilidade em processos internos

Quando falamos em agilidade de processos internos, muitos acham que isso é referente apenas à o atendimento ao cliente. Porém, além de proporcionar maior agilidade e rapidez no atendimento ao cliente, um sistema de PDV (Ponto de Venda) auxilia na agilidade de fechamento e abertura de caixa e também nos processos de sangrias ou reforços.

Essa agilidade melhora todo o fluxo de gestão da sua empresa e faz com que os clientes saiam de lá totalmente satisfeitos.

– Melhor gestão financeira

Assim como o PDV atua de forma integrada com o controle de estoque do seu sistema ERP, ele também vai atuar de modo integrado com o controle financeiro, o que fará com que as vendas realizadas sejam contadas em tempo real, assim também como os pagamentos recebidos (seja a vista ou a prazo).

– Sistema seguro e estável

Quando você decide adotar um bom sistema de PDV (Ponto de Venda), pode ter certeza que a sua empresa estará adotando toda uma estrutura segura para todos os dados da sua empresa. Esses dados ficam armazenados em nuvem e são protegidos por criptografia.

Além de toda essa segurança, você estará contando com ótimos recursos de backups regulares para que em situações de problemas você não perca nenhum dado.

– Redução de custos

O sistema de PDV (Ponto de Venda) ainda te ajuda a reduzir os custos da sua empresa e a realizar mais vendas, já que o processo é mais rápido e as pessoas preferem ser atendidas em locais em que não demore horas em uma fila apenas para realizar um pagamento.

Com o sistema totalmente integrado você terá informações prontas em tempo real, o que otimiza o tempo e faz com que gastos desnecessários sejam eliminados.


Sistema de PDV (Ponto de Venda) – Custo/Benefício


Nós te mostramos todas as vantagens desse sistema e te apresentamos as principais razões pelo qual o sistema PDV (Ponto de Venda) é importante para o seu negócio, mas e com relação às desvantagens? Será que vou ser prejudicado em algo ao adotar esse sistema para a minha empresa?

Não! O sistema PDV (Ponto de Venda) não apresenta desvantagens para o seu negócio. Qualquer empresa que preze pela sua qualidade no atendimento ao cliente, otimização de processos e agilidade, possui com certeza um sistema de PDV que seja integrado com o seu sistema ERP.

Então, não fique com medo de investir em algo tão importante e que trará bons retornos financeiros para a sua empresa. Você só terá desvantagens em não investir, mas investindo nesse sistema com certeza não haverá arrependimento da sua parte.

Conclusão…

O sistema de PDV (Ponto de Venda), integrado a um sistema ERP, fará com que você sobreviva no mercado e proporcione excelentes experiências de compra para o consumidor. Atualmente o cliente não quer apenas um produto, ele quer ser bem recepcionado e atendido da melhor forma possível em qualquer lugar que ele vá.

A tendência é que um negócio não consiga sobreviver no mercado sem um sistema PDV e ERP.

Por isso, fale agora mesmo com um de nossos Especialistas e conheça como este sistema pode automatizar e otimizar os processos de seu negócio, aumentando seus lucros já nos primeiros meses.

Aguardamos seu contato!

Sobre o Autor

Anderson editor